Os nativos que habitavam a região de Canguaretama
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Entre esses nativos havia a
tribo Paiaguá, que ocupava a região
dos municípios de Canguaretama, Vila Flor, Pedro Velho, Várzea e Espírito
Santo. Paiaguá era uma tribo lendária
de hábeis canoeiros que teria vindo do Paraguai. Em Canguaretama existe
a localidade do Paraguai, que os mais
antigos chamavam de Paraguá. Nesse
local teria existido a tribo Paiaguá.
Esse povo deveria falar o guarani, língua muito próxima ao tupi. Há notícias
que na região de onde vieram os paiaguá, na bacia do rio Paraguai,
também existiriam os topônimos semelhantes aos de Canguaretama.
Outro núcleo indígena,
denominado Gramació, existiu onde é
hoje a atual cidade de Vila Flor. Essa aldeia aparece, com o nome de Ramaciot, em um mapa francês do ano de
1579. Foram eles que fizeram os primeiros contatos com os europeus. Por causa
de uma possível aliança com os franceses, esses nativos foram dizimados por
volta do ano 1600.
Gramació reaparece em 1700, quando os indígenas receberam uma légua quadrada de
terra, dada pela Coroa portuguesa para um aldeamento. Foi nessa área que se
implantou a Missão de Gramació, onde
moravam nativos que falavam tupi, aldeados por padres católicos.
A
etnia tapuia também esteve presente
em nosso território, pois a bacia do rio Curimataú era área de transição dos
territórios tupi e tapuia. Em épocas especiais, muitos nativos deixavam o
sertão e se aproximavam do litoral em busca de alimentos. Entretanto, a fixação deste segundo grupo ocorreu pela utilização da mão-de-obra barata para os portugueses que possuíam terras no litoral.
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Em 1787, André de Albuquerque
Maranhão pediu aforamento do Sítio Torre,
que deveria ser o suposto local desse antigo aldeamento. Devido a problemas
entre a família Albuquerque Maranhão e os índios que habitavam a região,
deduz-se que o ato foi proposital para possibilitar a retirada dos indígenas
que não queriam se submeter ao poder do proprietário de terra.
É importante acrescentar que
esses índios tinham costumes seminômades, o que faz dessas localizações meras
especulações, pois uma mesma tribo mudava de local de acordo com as
necessidades. O comum era que se fixassem num local por dois anos e, quando
escasseavam os recursos, os índios buscavam outro lugar para reconstruir a
aldeia.
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