A LENDA DA BALEIA DA IGREJA MATRIZ DE CANGUARETAMA




Segundo uma lenda muito conhecida em Canguaretama, existiria uma baleia encantada debaixo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Essa baleia despertaria de seu sono se alguém retirasse a imagem da padroeira do altar-mor da Matriz. Assim, os movimentos do cetáceo abririam uma fenda de onde jorraria um grande rio que inundaria todo o vale onde se localiza a cidade de Canguaretama.
Confirmando essa lenda são mostradas as rachaduras na base da igreja que sempre reapareceriam, mesmo depois de inúmeros consertos. As pessoas também sentem pequenos tremores nas proximidades da igreja e dizem que são os movimentos da baleia que se sentiria incomodada por algum motivo.
Para escutar o coração da baleia bastaria aproximar a orelha ao altar da igreja em dia silencioso por volta das 18 horas. Da mesma forma se escutaria o barulho da correnteza de um rio caudaloso que passa em tormentas por baixo da igreja.
Essa lenda deve ter sido criada na segunda metade do século 19, quando a prédio primitivo da igreja foi construído e o frei Serafim de Catânia fazia suas pregações pela região, ajudando no trabalho de conclusão. O mesmo religioso também esteve em Ceará Mirim e Nova Cruz à frente dos trabalhos de construção das igrejas desses municípios. Curiosamente, nesses lugares também existem essa mesma lenda de uma baleia embaixo da igreja matriz.
Narrativas como essas serviriam para proteger o patrimônio dos templos contra furtos. Assim, se dizia que, em caso de roubo da imagem, uma baleia sairia debaixo da igreja e um imenso rio inundaria a cidade. A lenda era reforçada por uma característica da técnica de construção do século 19, que utilizava uma argamassa feita com a mistura de areia, pó de ostra e óleo de baleia.
O cimento, como é conhecido hoje, era algo raro e caro e as técnicas de construção quase não haviam evoluído desde o período colonial. Assim, o pó de ostra e o óleo de baleia usados no processo de construção serviram para dar sustentação a igreja e a lenda. Inclusive a primeira casa de alvenaria do município de Canguaretama teria sido construída já nas últimas décadas do século 19.

Comentários

  1. Lembrou-me bem! Esta lenda fez parte de minha infância, é muito bom relembrar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso eh Vrdd Quero Saber Pois estou com muito Medo ir si isso For Vrdd Qnd For 6:00 vou pra igreja. Ouvir. Oh Coração .dela. Si vou vrdd neh

      Excluir
  2. sempre lembro dessas historias que escutava quando criança...há mais de quarenta anos que não voltei mais a minha terra natal...sds

    ResponderExcluir
  3. eu acho que é mintira

    ResponderExcluir
  4. Como pode ser vdd se todo ano e retirada a Santa de cima d Altar ?E nada acontece ...
    Antigamente quando eu escutava isso eu ia na igreja de 6 horas botava o ouvido em baixo e sempre escutei os barulhos tipo como se fosse os barulhos das águas .....Mais morro de medo d ser vdd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode simplesmente haverem reservatórios naturais de água no subsolo.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Canguaretama tem águas embaixo do solo por todo o centro da cidade, quem estiver na frente da escola José de Carvalho e Silva ou na outra rua por trais da escola da pra sentir o movimento do solo quando passa carros grandes como caminhões e ônibus e Na igreja a lenda é em Canguaretama, como da pra ouvir barulho de água no solo da igreja.

      Excluir
  6. não sei se isso e verdade nunca vi um baleia debaixo da igreja a e tenho uma lenda boa
    de são luís do quitunde da rua do bode

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas