A LENDA DA LAGOA DO TACHO


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6odTkToTcapvTFJi13ahQIKyewQwnSbT2X7rXO4_ZQk5Mwm_fTI4kRGpmCVe8YaHSGjqgClFuYWeYMIhYHmr9tprLZxrnhu-oiwYvajGhUOF_uWPLYY-BjFSVFBzPFsrFVQrSZdPvfxop/s1600/Lagoa+Sangra+em+Altaneira.jpgSegundo uma lenda, haveria na lagoa do Tacho um imenso tacho de ouro que brilha intensamente especialmente nas noites de lua e céu limpo. Outros dizem que é uma corrente de ouro deixada por Dendé Arcoverde e que aparece ao meio-dia.
Sobre isso contam a história de uma mulher que trabalhava numa casa de farinha do Ereré e foi buscar água na lagoa. Era meio-dia, quando, de longe, ela viu um brilho dourado na água calma do lugar. Era a famosa Corrente de Ouro da Lagoa do Tacho.
Ao chegar à lagoa percebeu que as águas haviam se afastado, fazendo um cominho enxuto até onde estaria a corrente de ouro. Ao pegar o objeto dourado, ela ficou tão admiranda que não percebeu que estava puxada lentamente para dentro da água.
Já estava com a água pelas coxas, quando sentiu o perigo e saiu do transe momentâneo. A corrente desapareceu de suas mãos e encantou-se novamente. Ela, rapidamente saiu da água e voltou para casa de farinha, onde contou o ocorrido.
Outra história fala sobre um jovem que recebeu, em sonho, o direito de arrancar para si o tacho de ouro da lagoa. Esse tesouro teria pertencido a Dendé Arcoverde, que recolheu todo o ouro que possuía em casa e mandou um escravo jogar dentro da lagoa. Depois do serviço teria mandado matar o escravo para que ninguém soubesse onda havia enterrado seu ouro.
O jovem pegou um boi carreiro e foi buscar o tesouro numa noite enluarada. Entrou na água e logo viu o tacho brilhando no fundo da lagoa. Então amarrou umas cordas no objeto e pôs o boi para puxar. O peso da peça era tão grande que o boi não conseguia arrastar e escorregava pela lama que se formou na margem da lagoa.
http://mw2.google.com/mw-panoramio/photos/medium/63640426.jpgO tempo passava e o jovem não tirava o seu tesouro de dentro da lagoa. A aurora já ameaçava se pronunciar, quando a tensão nervosa tomou a paciência do rapaz. Com o chicote passou a castigar o animal com muita força. Complementava os castigos com palavrões.
Quando as primeiras luzes do dia chegaram e iluminaram fracamente a madrugada, um tacho velho e enferrujado havia saído da água. Ao ser examinado percebeu-se que estava cheio de fezes, nada mais.
Esse tacho pode ser apenas uma ilusão vista nas noites enluaradas, se constituindo simplesmente no reflexo da imagem da lua na água da lagoa. Do mesmo modo, o reflexo dourado do sol do meio dia pode cria a ilusão da presença de uma corrente dourada.

Comentários

Postagens mais visitadas