ACADÊMICO DIOGENES DA CUNHA LIMA DESTACA SUA COLABORAÇÃO NA CRIAÇÃO DA ACADEMIA DE LETRAS DE CANGUARETAMA


O presidente da ANL, Diógenes da Cunha Lima, em entrevista, reforçou o papel cultural da instituição e as ações acadêmicas que também alcançam outras cidades do RN, como o incentivo a criação de Academias de Letras pelo interior do Rio Grande do Norte, em especial a de Ceará Mirim. Ele disse também estar conversando com autores em Parnamirim e que recentemente deu sugestões para efetivar a Academia de Letras de Canguaretama (ALC). A Academia de Letras de Canguaretama - ALC já está registrada e se encaminha para sua posse nos próximos meses, o que irá contribuir enormemente para melhorar a cultura local e ser um estímulo aos municípios vizinhos. 
Academia
A Academia Norte-riograndense de Letras, fundada em 1936, possui 40 cadeiras conforme modelo da Academia francesa. Luís da Câmara Cascudo, um dos defensores do modelo francês, estava entre os primeiros imortais. Atualmente duas cadeiras estão vagas: a do jornalista, advogado e escritor Ticiano Duarte (1931-2015) e do professor de yoga e escritor José Hermógenes (1921-2015).

A cadeira de Agnelo Alves (1932-2015) foi ocupada pela escritora Eulália Duarte Barros, enquanto outras duas cadeiras aguardam posse: a primeira do jornalista, crítico e escritor Nelson Patriota, e a outra do escritor e desembargador Federal Marcelo Navarro Ribeiro Dantas.

Comentários

Postagens mais visitadas