A Valorização da História Local

A imagem do texto refere-se à vaolorização da História local e da História generalizante.
Antes de iniciar o estudo da História local, deve-se perguntar o que é menor e maior, e quem decide esta classificação. Para que, dessa forma, possa entender a valorização desta.
Quem decide o que é maior e menor?
São os historiadores do eixo Rio-São Paulo, que acabam dizendo o que mais importante para a História, influenciando, muitas vezes, na cultura local.
Mesmo quando a História local foi tratada com algo "menor", rejeitada, esta continuou acontecendo. E na História as grandes questões como, abolição da escravatura, revolução de 1930, etc., são avaliadas como de todos. As noções de tempo e espaço servem para discutir a classificação de melhor e pior história.
A História generalizante trabalha com tempo uniforme, onde considera que, o que ocorre em São Paulo, por exemplo, ocorre no resto do país ao mesmo tempo.
Exemplo: Um pesquisador quando estuda um tema em São Paulo, mas em seu trabalho ele considera o fato ocorrido no resto do país.
A França e a Inglaterra foram as primeiras nações apriorizarem a História local. enquanto no Brasil via a forma homogênea.
Importante observar que as Histórias local e nacional estão interligadas. Pega-se um fato local pra compará-lo a outro nacional, afim de torná-lo um fato nacional.
Quem trabalha o local resgatata o que está próximo, havendo alguns problemas, como, desagradar pessoas da comunidade e o descuido de certas prefeituras municipais com os acervos históricos. Os estudos locais trabalham pessoas menosprezadas, marginalizadas na história nacional.
Com a globalização passa a valorizar mais a História local, porquê?
Com a globalização há uma padronização de conhecimentos, como se houvesse uma só história. Então, a uma tentativa de encontrar a identidade local, usando, dessa forma, a História.
FONTE: http://historiasergipe.blogspot.com.br/2008/05/valorizao-da-histria-local.html

Comentários

Postagens mais visitadas