Afinal, o que é cultura?


Cada cultura cria seus rituais, modo de ver, estilo, etc., e as pessoas acham que ela é universal. Quando encontram pessoas de outra cultura os acham estranhos, esquisitos, doidos. A cultura nos força a pensar e agir.
Quando o indivíduo está integrado à sua cultura ele é movido por ela, defendendo-a em tudo, organizando-se socialmente, interagindo com a sociedade. Mas, se ele não pertence a uma cultura fica isolado do que acontece ao seu redor.
Cultura - são comportamentos do imaginário que podem se tornar cotidianos.
Exemplo: Ritual de debutantes. Onde ocorre uma passagem na vida da pessoa, mas, não há explicação porque acontece.
O ser humano é o mais frágil dos animais, mas apartir daí surge a necessidade de criar elementos culturais. Exemplo: Lanças, casaco, etc.
"O homem está diante da sobrevivência, necessidade".
O homem produz, em cada cultura, símbolos materiais (objetos, utensílios, imóveis) e imateriais (cânticos, culinária), sempre uma diferente da outra. E, o que explica a diferença é a própria cultura.
Nós somos reflexo do que nossos grupos são, mesmo a individualidade, imposta pelo sistema capistalista, querendo quebrar isto.
A cultura é lógica e racional para os seus praticantes, enquanto que, para os outros ela é ilógica. Exemplo: Até hoje o brasileiro incorpora o índio como algo exótico. Sendo que, os índios pertencem a uma distinta e não conseguimos enxergá-la.
A visão de cultura depende do observador, exemplo, os portugueses, quando chegaram no Brasil em 1500, viram os índios com uma visão preconceituosa, e, os índios enxergaram os portugueses como seres estranhos.
Cultura não é o domínio do conteúdo, e sim, o fazer social.
Em nossa cultura, ocidental, influenciada pela igreja católica, julgamos as outras pessoas apartir do conceito de bem e mal, em que, alguém é totalmente bom ou completamente perverso. Dentro da nossa cultura a única religião que não julga assim é a Afro-brasileira.
 
FONTE: http://historiasergipe.blogspot.com.br/2008/05/afinal-o-que-cultura.html

Comentários

Postagens mais visitadas