Menino de asas, livro de Homero Homem

Este livro extraordinário, em 1975 ganhou o Prêmio Nacional de Literatura do MEC – INL. Na década de 80 “Menino de Asas” já ultrapassava um milhão de exemplares vendidos. Virou peça de teatro em Curitiba. Está faltando um filme…



Resumo da obra:
Numa cidade do interior do Brasil nasceu um menino com asas. A mãe ficou triste, mas o pai, que era camponês, disse que era obra de Deus. Quando o menino foi para a escola, causou muitos problemas, pois os pais dos alunos implicaram com sua presença. Com aulas particulares, aprendeu a ler e a escrever; depois foi morar no Rio de janeiro, onde viveu diversas aventuras que causaram polêmica. 
As pessoas quando o viram fizeram grande tumulto e falavam quem ele era um anjo. Em meio a esse reboliço todo, o menino foi atraído por uma placa que dizia: Pensão Dom Pedro, comida de primeira, pagamento adiantado. O menino entrou na pensão pedindo um quarto e um banho. O dono da pensão, ao atender, lhe emprestou uma capa. Um pouco mais tarde, o menino escutou um barulho e viu que os guardas estavam a procura dele, pois o dono da pensão tinha lhe denunciado em troca de uma boa quantia de dinheiro. O menino saiu voando rapidamente sem ninguém perceber. Enquanto voava, viu sinais de fumaça e pousou ao encontro de três meninos que estavam fugindo da polícia. 
Querendo um trabalho para se sustentar e mandar dinheiro para seus pais, saiu pelas ruas cobrindo suas asas com a capa que o dono da pensão havia lhe emprestado. Foi quando encontrou uma placa que dizia: Dr. Pacheco Fernandes, Cirurgia Plástica. O menino entrou e perguntou ao doutor se ele fazia uma cirurgia para tirar-lhe as asas e colocar braços no lugar. Doutor Pacheco acolheu o menino de asas em sua casa, onde conheceu Rute, a filha do doutor. 
Certo dia, Rute trouxe um jornal que falava de Pilão, um dos meninos que ele conheceu quando fugia da pensão. Durante a noite, ele saiu pela janela e foi tirar Pilão da cadeia. No outro dia, o jornal publicou a foto dele e Pilão da cadeia de menores. Dr. Pacheco, quando viu a reportagem, expulsou o menino de sua casa. Outro dia, ele viu pela televisão uma reportagem ao vivo sobre umas jovens se encontravam em perigo no bondinho do Pão de Açúcar. O menino, então, bateu asas e foi até o Pão de Açúcar. Chegando lá, conseguiu salvar todos que estavam dentro do bondinho. Era Rute, com quem casou e teve dois filhos que nasceram com asas.

Comentários

  1. lindo mesmo esse livro..me encantei muito com ele
    eu tbm tinha uns 11,12 anos quando li ele

    ResponderExcluir
  2. este livro e muito chatooooo!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você entender o que você lê, vai gostar sua anta

      Excluir
    2. Você deve ser uma criança que a professora mandou que você pegasse um livro pra ler e resumir,e por isso achou ele chato

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. ESSE LIVRO É MUITO FILOSÓFICOOOOOOOOOO, ME IRRITA

    ResponderExcluir
  5. Minha professora de quarta série lia este livro uma vez por semana para a minha turma, eu nunca descobri o final dele, pois durante o ano letivo ela faleceu.

    ResponderExcluir
  6. Minha professora de quarta série lia este livro uma vez por semana para a minha turma, eu nunca descobri o final dele, pois durante o ano letivo ela faleceu.

    ResponderExcluir
  7. Quais São Os Personagens Principais? Pfvr Preciso Saber Hoje a Resposta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas