Quem é a Comadre Fulozinha


A Comadre Fulozinha é uma entidade espiritual que não pode ser vista, muito embora se diga que ela tem forma humana e aparece como uma moça de cabelos longos. Contam que é uma criança que distanciou-se da mãe, perdeu-se na mata e passou a viver, então, entre os bichos para ser sua protetora.
Com um cipó na mão costuma surrar os caçadores e seus cães, afugentando-os das matas. Um assovio agudo é o sinal de sua presença. Quando assovio soa longe é porque está por perto, mas se o assovio for próximo é sinal que ela está longe. Às vezes ela assovia no ouvido dos caçadores, o que pode causar surdez temporária.
Quando alguém experiente vai caçar e percebe alguma coisa estranha, sempre volta à entrada da mata para oferecer à Comadre Fulozinha um pouco de fumo. Por gostar de fumar, ela se entreteria momentaneamente e deixaria o caçador em paz. Quando faz suas visitas às casas, as pessoas colocam pratos de papas ou coisas doces para que ela não fique enfurecida.
Comadre Fulozinha seria a protetora dos animais contra os caçadores. Alguns bichos com marcas seriam sinais da propriedade dela. Animais manchados, com cortes na orelha, sem uma unha, deveriam ser evitados de serem caçados, pois pertencem a ela. Matar ou capturar animais assim causaria grande fúria e desejo de vingança em Comadre Fulozinha.
Ela também faz tranças na crina dos animais de montaria que ninguém consegue desfazer. Essa mesmas tranças podem ser feitas no cabelo das moças, o que provoca a necessidade de cortá-lo.
Em uma variação da narrativa, ela é um espírito de uma cabocla de longos cabelos, ágil, que fugiu de casa e passou a viver na mata protegendo animais e plantas. Ela também pode aparecer na forma de um animal causando grande confusão por onde passa.
Confundida frequentemente com a Caipora e Curupira, a Comadre Fulozinha é uma personagem mitológica tupi guarani característica do Nordeste. É uma narrativa muito comum em todo o litoral brasileiro e pode ser encontrada também em países como o Uruguai, Paraguai e Argentina.

Comentários

  1. acreditem é verdade ela existe mesmo
    e ja me atacou mais graças a deus que so foi com assovios e gargalhadas muito feias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ela existe porque meu tio tinha um sítio ai eu vir ela eu cair dura no chão kkkk mais isso é verdade

      Excluir
    2. Ela existe mesmo, meu tio quando morava no sítio dele ele sempre ouvia assobios de madrugada e quando acordava os cavalos deles tavam cheios de tranças

      Excluir
  2. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. ela existe sim, meu falecido tio, chegou na casa da minha avó aos gritos e todo vermelho, de uma surra que levou dela. na época minha mãe morava ao lado da minha avó, e eu vi tudo, lembro-me até hj kkkkkkkkkk. Mas, ela só ataca quem a zombam, ou a ficam chamando.

      Excluir
    3. ela existe sim, meu falecido tio, chegou na casa da minha avó aos gritos e todo vermelho, de uma surra que levou dela. na época minha mãe morava ao lado da minha avó, e eu vi tudo, lembro-me até hj kkkkkkkkkk. Mas, ela só ataca quem a zombam, ou a ficam chamando.

      Excluir
    4. NA CALADA DA NOITE NÃO DUVIDE DO SOBRINATURAL NA ESCURIDÃO DA NOITE QUE ELES SAI DOS SEUS LUGARES TENEBROSO PARA ATORMENTA E ASSUSTA AS PESSOAS PRINCIPALMENTE AQUELAS PESSOAS QUE NÃO A CREDITAR EM DEUS,TENHO MUITAS ESTÓRIAS REAIS QUE ACONTECERAM COMIGO ANOITE ATÉ HOJE EU COM 48 ANOS DO DURMO COM LUZ CÉSAR.

      Excluir
    5. NA CALADA DA NOITE NÃO DUVIDE DO SOBRINATURAL NA ESCURIDÃO DA NOITE QUE ELES SAI DOS SEUS LUGARES TENEBROSO PARA ATORMENTA E ASSUSTA AS PESSOAS PRINCIPALMENTE AQUELAS PESSOAS QUE NÃO A CREDITAR EM DEUS,TENHO MUITAS ESTÓRIAS REAIS QUE ACONTECERAM COMIGO ANOITE ATÉ HOJE EU COM 48 ANOS DO DURMO COM LUZ CÉSAR.

      Excluir
  3. Lá na minha fazenda sempre aparece uns cavalos com umas tranças na crina. Porém estas tranças são facilmente desfeitas. Praticamente toda semana aparece um cavalo com uma trança. Não tenho nem ideia de quem seja. Já apareceu trança em cavalo que estão até nas baias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São morcegos hematófagos,que vão se alimentar do sangue dos seus animais,e ao se dependurar com as patas traseiras ele vai enrrolando a crina para não cairem, espero ter ajudado.

      Excluir
  4. Uma vez eu chamei muito nomes com ela ai ela fez eu ter muita ilusão ficava verdo cobras na cama quando eu pedir desculpa ha ela parei de ver

    ResponderExcluir
  5. E VERDADE EXESTE MESMO COMADRE FULOZINHA,EU QUANDO ERA CRIANÇA JUNTOS COM MEUS IRMÃOS, MORIAMOS DE MEDO QUANDO AGENTE MORAVA NA ROÇA,TODAS AS NOITE ELA,ENTRE 22 E 23 HORAS ,TODOS OS DIA OVIAMOS ELA ASSOBIANDO AGENTE TINHA MUITO MEDO NÃO SAÍMOS MAIS PARA FORA A NOITE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa aí é a caipora não cumadre florzinha:)

      Excluir
    2. Essa aí é a caipora não cumadre florzinha:)

      Excluir
    3. Dizem tbm q ela n gosta de ser comparada a caipora

      Excluir
  6. E VERDADE EXESTE MESMO COMADRE FULOZINHA,EU QUANDO ERA CRIANÇA JUNTOS COM MEUS IRMÃOS, MORIAMOS DE MEDO QUANDO AGENTE MORAVA NA ROÇA,TODAS AS NOITE ELA,ENTRE 22 E 23 HORAS ,TODOS OS DIA OVIAMOS ELA ASSOBIANDO AGENTE TINHA MUITO MEDO NÃO SAÍMOS MAIS PARA FORA A NOITE.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu munca vi ela mais os mais velho falava muito dela der um pouco de fumo e de dorses e papa pra ela

    ResponderExcluir
  9. ela existe sim, quando eu era criança eu viajei para o interior de Pernambuco para casa de familiares, quando anoiteceu fui brincar com meus primos na rede que ficava no lado de fora da casa, em quanto a gente se balançava na eu olhei para uma caixa dgua que dava acesso para mata e lá estava ela uma garota com os cabelos negros no escuro em pé olhando pra gente, como eu era muito inocente eu a ignorei depois disso a gente ficou na rede por mais 5 minutos e depois voltamos pra casa, quando olhei de novo ela não tava mais lá....

    ResponderExcluir
  10. Ela existe sim, ja atacou meu tiú enquanto ele cortava as matas e apanhou muito dela.

    ResponderExcluir
  11. É verdade ela existe mesmo,ja escutei vários assobios e muita gargalhadas ridículas.

    ResponderExcluir
  12. ela existe sim! minhas duas avós quando crianças ouviram muito relatos de aparições da cumade fulozinha meu bisavÔ toda vez que ia na mata levava fumo e um prato de papa

    ResponderExcluir
  13. Eu nao sei ser é verdade pq muitas pessoas aumentão as coisas...isso dever ser velhas histórias de bicho papão 🤣🤣🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente isso é mentira vcs acreditam nisso kk vcs tem que acreditar é em Deus e não em Maria flosinha

      Excluir
    2. EU ACHO QUE NAO E VERDADE PORQUE NUNCA VI ELE MAS EU NAO VOU DUVIDA

      Excluir
  14. Bom dia
    Eu posso dizer firmem que acredito nessa lenda, tenho cavalos que toda semana aparece com essas tranças, pesso licença para desfazer, e dias depois , lá está elas, as tranças feita novamente, acho que é um tipo de proteção para mim.
    Pode acreditar!

    ResponderExcluir
  15. Sei que DEUS é tudo nessa vida, porém pergunto ?
    Se eu desmancho as tranças, escovo minha égua toda quem faz as tranças novamente?
    Graças à DEUS me tem trazido proteção

    ResponderExcluir
  16. Eu n sei se verdade mais , fiquei com muito medo , perguntei a minha vó se ela conhecia , e ela me disse que n a conhecia , eu então fui pesquisar mais sobre isto , mais aí me liguei que quando eu estava na casa de praia em ilhéus , vi alguns assobios enquanto eu brincava com alguns amigos e primos na parte que tem mata , mais isso aconteceu em 2016 ou em 2017 n sei , e eu nem fiquei com medo pois n aconhecia , e tbm eu acredito em Cristo

    ResponderExcluir
  17. eu acredito, pq quando eu fui para o interior de pernambuco passa uns dias com meu pai fiquei na casa de uma amiga delle , e la em torno de 22 :00 eu a vii na mata olhando para a casa que eu tava : ela e uma menina com cabelos pretos e branca com os olhos pretos , vir aquilo e fiquei assustado e voltei a dormi .

    ResponderExcluir
  18. no ouro dia perguntei a mulher se ela conhecia , ela disse que nn

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas