O camurupim gigante



Essa notícia parece atrasada, mas é digna de registro em qualquer tempo. O pescador José Antônio do Nascimento, conhecido como Dedé Zumba (a esquerda na foto ao lado de Paulo Mengo), pescaou um raro Camurupim de 120 kg e 2,5 metros de comprimento. O fato ocorreu por volta de Novembro de 2010 e, para quem acha que é muito, esse é o segundo peixe grande que Dedé pesca no local. O primeiro tinha 100 Kg.
A pescaria incrível ocorreu nas proximidades do Meral, no encontro dos rios Curimataú e Pituaçu, há poucos quilômetros da Barra do Cunhaú. A fisgada foi registrada às 9 da manhã e a luta para a captura só terminou por volta das 13 horas.
O Camurupim (Megalops Atlanticus) é um peixe de coloração prateada e escamas grandes. Pode atingir até 2,5m e superar os 150 kg, vivendo até 50 anos. Quando pequeno é chamado de pema. O camurupim também tem a capacidade de respirar o ar atmosférico quando os níveis de oxigênio na água são baixos. É por isso que são comuns seus súbitos aparecimentos na superfície da água. A poluição da água afeta negativamente o Camurupim e sua permanência em nossa região é um indicador da saúde do ecossistema. A pesca desse peixe é considerada altamente esportiva devido a sua força e velocidade. Seus saltos extraordinários bem acima da linha da água o tornam um troféu cobiçado. Porém, não é considerado um peixe apreciado para a alimentação.

Comentários

Postagens mais visitadas