A Praça dos Artistas de Canguaretama


Localizada à rua São José, também é conhecida coma a Praça do Obelisco, por possuir um belo monumento. A comunidade menos letrada, ignorante do significado, passou a usar a alcunha de Praçinha do Belisco, currutela de obelisco e alusão ao local constantemente utilizado por árduos e inescrupulosos amantes (que se dariam beliscões?).
No local foi criada a Sociedade Beneficente dos Artistas, local em 2 de fevereiro de 1873. Essa instituição foi pioneira do Rio Grande do Norte por ter um caráter de associação trabalhista, que reunia especialmente operários da construção civil, e reconhecida como o primeiro sindicato do potiguar.
Nas proximidades do local foi erguida a Igreja de São José, padroeiro dos operários, entre 1890 e 1982, e que seria a igreja dos operários dessa instituição.
A Praça dos Artistas foi inaugurada em 2 de fevereiro de 1926, época em que Assis Bezerra era o presidente da Sociedade Beneficente dos Artistas e Luís José Gomes (o Major Lula) era o presidente da Intendência de Canguaretama (Prefeito).
No local também ocorreu o Segundo Encontro de Poetas do Nordeste. Deveria ser um dos locais mais nobres da cidade, onde deveria ser instalada uma Casa da Cultura.
É lembrando esse passado que damos conta de como está a nossa situação atual. Sem este conhecimento será difícil projetamos um futuro melhor para nossas crianças.

Comentários

Postagens mais visitadas